Blog
15 de Junho de 2018
Por que empresários escolhem polos empresariais para instalar empresas
Saber escolher onde vai funcionar a sua empresa é uma das decisões mais importantes. Seja para ampliar a planta ou construir nova filial, questões logísticas e fatores econômicos devem ser levados em conta, pois despesas e manutenção podem impactar o planejamento da organização e limitar o sucesso do negócio.
Os polos empresariais têm a infraestrutura necessária que o empresariado deseja. Todos os loteamentos da VTO Polos Empresariais são entregues com infraestrutura completa, incluindo rede de drenagem pluvial e ciclovia. Com lotes de diferentes tamanhos para melhor atender o porte de cada empresa e localização privilegiada, os polos da VTO Polos Empresariais estão situados em áreas estrategicamente escolhidas por pesquisas de mercado, lugares com potencial de crescimento, próximos aos principais modais logísticos nos municípios de Cariacica, Linhares e Serra.
"Os polos empresariais, públicos e privados, são um diferencial porque oferecem infraestrutura pronta para a atração de empresas, gerando emprego e renda para os capixabas. O Espírito Santo tem exemplos de sucesso na área, como o Civit, na Serra. O ambiente de negócios do Estado, com equilíbrio fiscal, segurança jurídica, programas de incentivo ao desenvolvimento, linhas de financiamento e gestão próxima a entidades empresariais, favorece o surgimento desses empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios", avalia o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.
Tradicionalmente o Brasil vende commodities, o produto bruto e uma das propostas previstas no planejamento estratégico do Estado do Espírito Santo, Plano ES 2025, é justamente a reversão, ou pelo menos a redução, da dependência das commodities por meio de projetos estruturantes que buscam agregar valor e adensar as diversas cadeias produtivas (ferro e aço, papel e celulose, serviços, além, do óleo e gás).
Assim, o processo de diversificação da economia, intensificado a partir dos anos 1990 no ES, foi aprofundado, criando condições mais favoráveis ao surgimento e crescimento dos polos empresariais. Uma maior diversificação produtiva e consequente redução da dependência das commodities, tem a ver com o papel exercido pelos polos empresariais na economia, pois induzem um crescimento mais equilibrado das regiões capixabas, com maior diversificação produtiva, dada sua capacidade de abrigar e coordenar novos investimentos, com desenvolvimento urbano.
Compartilhe esta matéria