Blog
25 de Junho de 2018
Polos empresariais oferecem adaptação para Indústria 4.0
Empresas começam a adotar planos para se adaptarem à chamada indústria 4.0, que prevê digitalização e robotização das fábricas e dos processos produtivos para aumento da produtividade. Para seguirem competitivas no mercado, corporações começam a adotar novas práticas que se iniciam desde a escolha do terreno para se instalar.
A expectativa é que, em dez anos, 15% das indústrias atuem no conceito da indústria 4.0, que se dá principalmente pela digitalização e robotização. Hoje, menos de 2% das empresas estão inseridas nesse conceito, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC).
Segundo Tales Machado, presidente do Sindirochas, a escolha do terreno pode impactar significativamente na viabilidade de um negócio. “Um dos principais critérios para a definição de um empreendimento é a localização. Sempre que possível, espaços comerciais devem estar localizados em regiões com grande movimentação de pessoas ou que sejam polos comerciais. É importante avaliar o potencial do terreno, considerando as características físicas, localização, infraestrutura, as limitações legais quando ao uso e ocupação e possíveis restrições ambientais. Um Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) analisa todos os fatores que influenciam o projeto de construção e o retorno financeiro do empreendimento”.
Muitas empresas estão fazendo planos efetivos de automação, digitalização e introdução da indústria 4.0. Na visão de executivos, analistas e do Governo, 2018 será um ano de importantes avanços de projetos para o país não ficar à margem do que é considerada a quarta revolução industrial. Veja como a VTO Polos Empresariais oferece infraestrutura necessária para esse novo momento da economia:
1) Infraestrutura completa e diferentes tamanhos: Em todos os polos empresariais oferecemos infraestrutura completa em lotes de diferentes tamanhos para melhor atender sua empresa. Os terrenos estão localizados em espaços seguros e preparados para o crescimento, sem conflitos com os centros urbanos.
2) Infraestrutura com energia, iluminação pública, água e esgoto, pavimentação, acesso à rede de gás, drenagem pluvial e ciclovia.
3) Lotes totalmente legalizados.
4) Lotes prontos para instalação imediata.
5) Pagamento direto com a VTO Polos Empresariais em 10 anos.
Compartilhe esta matéria