Blog

Energia solar: Alternativa rentável para indústrias e empresas

O acesso à energia elétrica pela rede pública é parte do projeto do loteamento empresarial da VTO Igarassu, que disponibiliza a capacidade de 13,8 KVA numa rede trifásica de média tensão

29 de Maio de 2018

Energia solar: Alternativa rentável para indústrias e empresas

Uma forma de valorizar ainda mais um empreendimento é manter a atenção aos recursos utilizados. Um dos principais é a energia elétrica, necessária para o funcionamento de empresas, em máquinas, rede hidráulica e de esgoto e aparelhos eletrônicos. Mesmo com as utilizações mais básicas, é possível otimizar e baratear o custo investimento em um recurso inesgotável e gratuito:  o sol.

 

A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável de energia, que passa longe de sofrer com a escassez como a hidrelétrica ou a térmica. A poluição e distúrbios ambientais envolvidos com esse tipo de geração elétrica são inexistentes e a manutenção, mínima.

 

De acordo com a revista O Setor Elétrico, o retorno financeiro do investimento nesse sistema de energia, no Brasil, é feito entre quatro e seis anos, enquanto a vida útil das placas de energia é entre 25 e 30 anos.

 

O acesso à energia elétrica pela rede pública é parte do projeto do loteamento empresarial da VTO Igarassu, que disponibiliza a capacidade de 13,8 KVA numa rede trifásica de média tensão. A ligação da energia pública ao lote do cliente, a fim de atender às necessidades do investidor, deve ser solicitada junto à concessionária local, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que avaliará a potência necessária ao tipo de negócio.  

 

Essa é uma oportunidade para investir em um sistema complementar à energia fornecida pela Celpe, e uma alternativa rentável é a fotovoltaica. Toda a energia solar gerada e não utilizada pode ser transformada em créditos, que se transformam em abatimento no consumo da energia hidrelétrica, fornecida pela concessionária. Esse é mais um fator que aumenta as vantagens de instalar o sistema nos galpões construídos ou locados no loteamento, uma vez que a cidade de Igarassu está localizada no Nordeste, uma das regiões com maior incidência solar do território brasileiro.

 

Por causa das amplas vantagens, mas por não ser uma fonte pública ainda, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) implantou o Programa de Financiamento à Micro e Minigeração Distribuída de Energia Elétrica – FNE-SOL para empresas de pequeno, médio e grande portes nos setores industriais, agroindustriais, comerciais de prestação de serviços, produtores e empresas rurais, associações e cooperativas.

 

O BNB oferece apoio aos empreendedores que desejam se instalar no polo, incluindo a indicação de empresas especializadas para a elaboração dos projetos, além da possibilidade de financiar a usina com uma taxa de 5,5% ao ano. O crédito pode chegar a 100% para a aquisição e instalação de sistemas para a geração de energia fotovoltaica, eólica ou de biomassa. O investimento é ainda mais seguro contando com a infraestrutura fornecida pela VTO Loteamentos, que também oferece galpões já regularizados e escriturados. Descubra também outras vantagens de financiamento em nosso site. 

Compartilhe esta matéria