Blog

5 atitudes de uma empresa responsável pelo consumo de água

5 atitudes de uma empresa responsável pelo consumo de água

22 de Março de 2016

5 atitudes de uma empresa responsável pelo consumo de água

Já passamos daquele tempo em que uma empresa ser sustentável era sinal de modernidade ou diferencial. Hoje ser sustentável é obrigação. Contribuir para que seu impacto interfira menos possível no meio-ambiente deve ser diretriz no meio industrial e empresarial, segmentos que por tantos anos atuaram sem nenhum controle do tipo.

 

Um dos fatores ambientais mais críticos dos últimos anos tem sido a crise hídrica. Um assunto que antes era tratado sempre com a preocupação no futuro já é uma realidade dos tempos atuais. Comprometer-se ativamente em minimizar esse triste fim se tornou fator decisivo para o quadro ambiental dos próximos anos. Principalmente por parte das empresas e indústrias, responsáveis por grande volume de água gasto diariamente nas cidades. Felizmente as ações implementadas para economizar o gasto de água reduzem consequentemente muitos custos das empresas, trazendo benefícios para todos. 

 

Para comemorar o Dia da Água, no próximo dia 22, trouxemos dicas importantes para os empresários e industriais adotarem em suas empresas e alertá-los para a importância de fazer a sua parte.


1 - Vistoria 
A primeira atitude é vistoriar o espaço da sua empresa em busca de eliminar possíveis vazamentos. É muito comum que encanamentos antigos, válvulas com descargas desreguladas e torneiras com gotejamento estejam desperdiçando alto volume de água sem que ninguém perceba. Como identificar esse tipo de problema é difícil, conte com a ajuda de um profissional especializado em realizar esse tipo de vistoria. Lembre-se que a economia de água virá também em lucro a médio e longo prazo e que os gastos realizados para implantar atitudes econômicas, serão recompensados.

 

2 - Revisão dos processos da empresa
Em seguida é preciso mapear os processos de produção e identificar as práticas que estão consumindo mais água. Com base na conclusão do mapeamento é possível definir onde podem ser feitas melhorias, incluir mudanças de processos produtivos, ou troca de equipamentos, identificar onde pode haver reuso, analisar possibilidades como a captação de água de chuva, entre outras medidas.

 

3 - Treinamento e conscientização dos funcionários
De nada adiantará implantar maquinário moderno e redefinir processos se quem lida com a produção não entender a mensagem. Por isso, os donos de empresa devem fazer com que seus funcionários abracem a causa e se conscientizem da prática do consumo responsável. Para criar um movimento interno e fazer de seus colaboradores mensageiros dessa bandeira vale apostar em treinamentos realizados por profissionais especializados, distribuir materiais informativos para que eles levem para casa e discutam com suas famílias, e manter sempre a comunicação alinhada e constante. Algumas empresas criam até bonificações salariais para os funcionários que mais se destacam no consumo de água.

 

4 - Manutenção constante
Como dissemos anteriormente é necessário estar atento ao bom funcionamento dos equipamentos para que não haja perda de água nos processos. Por isso, a manutenção preventiva é essencial para evitar falhas ou novos gastos. Coloque na agenda da empresa a manutenção em períodos constantes. 

 

5 - Conscientização de todos
Assim como seus funcionários, de nada valerá o gestor adotar algumas medidas de contenção maquiadas sem a real preocupação ambiental. O baixo custo da água e a noção equivocada de sua eterna disponibilidade acabam não fazendo muita diferença como um elemento restritivo para o processo produtivo e por isso, não é pensado mudanças nem disponibilizado capital para reavaliar os processos e reduzir o consumo. Além da responsabilidade social com o planeta e com os outros moradores deste, os empresários devem ter em mente que nenhuma indústria funciona sem água e sua escassez afeta de maneira direta a sobrevivência das atividades industriais. Infelizmente, muitas medidas só são tomadas no limite da situação, sem pensar que investimentos em sustentabilidade são aplicados diretamente para gerar um futuro mais próspero, monetariamente e ambientalmente falando.

 

Se você acha que seu negócio não consegue ser sustentável, repense. Qualquer tipo de negócio pode ser com mudanças de atitudes ainda mais simples do que essas.

Compartilhe esta matéria